Publicada MP 899/2019 com transação e benefícios tributários.

STJ define conceito de insumo para creditamento de PIS e Cofins
11 de maio de 2018
STJ define teses sobre prescrição do redirecionamento da execução fiscal para sócio
16 de dezembro de 2019
Show all

No último dia 16 de outubro, foi publicada a Medida Provisória n. 899/2019.

Dentre outros, a MP dispõe sobre a transação de litígios relativos aos créditos tributários não judicializados sob a administração da Receita Federal e à dívida ativa e aos tributos da União, cuja inscrição, cobrança ou representação incumbam à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (artigo 1º, §3º).

Em seu artigo 5º, §3º, dispõe que a proposta de transação deverá respeitar os seguintes limites: (i) quitação em até 84 (oitenta e quatro) meses, contados da data de formalização da transação; e (ii) redução de até 50% (cinquenta por cento) do valor total dos créditos a serem transacionados. Ao mesmo passo, destaca que a redução de 50% será apenas no tocante aos juros, tendo em vista a limitação imposta pelo §2º do artigo 5º, que veda a transação que envolva: (i) a redução do montante principal do crédito inscrito em dívida ativa; (ii) as multas ref. aos lançamentos de ofício; (iii) a redução dos créditos não inscritos em dívida ativa.

É uma boa oportunidade para regularização tributária e fiscal, valendo destacar que logo virão instruções da PGFN dirimindo obcuridades e lacunas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *